A partir desta segunda-feira (6), os advogados que quiserem verificar como será o peticionamento eletrônico com a nova versão do e-SAJ, já podem acessar a ferramenta no portal do Tribunal de Justiça do Amazonas (www.tjam.jus.br). De acordo com o diretor da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Thiago Franco, a intenção é que os profissionais do Direito possam se familiarizar com a tecnologia Web Signer, que será utilizada em substituição ao applet Java já partir do próximo dia 15.
A nova ferramenta traz uma série de vantagens para os operadores do Direito: permite a inclusão de um maior número de arquivos, ao mesmo tempo, no peticionamento eletrônico; possibilita a troca de ordem/nomenclatura de arquivos já carregados na petição; atende a acessibilidade e a inclusão digital; possui funcionalidade drag and drop (arrastar e largar); além de ser compatível com outros navegadores, como o Google Chrome, o qual deixou de ser utilizado pelos advogados desde abril de 2015 devido às limitações do Java.
Outra vantagem é que o Web Signer facilita a utilização do certificado digital para identificação e peticionamento de documentos em computadores MAC.
“No dia 15 deste mês, na próxima semana, estaremos realizando a substituição completa do Java. A partir dessa data, o applet Java será removido do portal do Tribunal de Justiça do Amazonas e os advogados só poderão peticionar eletronicamente por meio da nova tecnologia”, esclareceu Thiago Franco, ressaltando que a partir desta segunda (6), está sendo dada a opção para que os profissionais conheçam a nova tecnologia, escolhidos aleatoriamente dentro do cadastro do eSAJ.
De acordo com Franco, a estratégia reduz a incidência de problemas dentro da rotina de adoção de uma nova versão de sistema já que o próprio usuário final acaba participando do processo de testes e homologação das funcionalidades, reduzindo os impactos da adoção integral por todos os usuários do portal. Cabe ressaltar que entre 6 e 14 deste mês ainda é possível retornar à versão antiga do portal (com uso do Java).
Também no portal do TJAM está disponibilizado um passo a passo da nova tecnologia para aqueles que ainda tiverem dificuldade de utilizar o sistema, basta acessar o link:
https://websigner.softplan.com.br/Setup?brand=&jslib=&browser=Firefox&returnUrl=
Neste link, o advogado poderá fazer o download da extensão Web Signer, bem como consultar sete das perguntas mais frequentes sobre a tecnologia, com o objetivo de auxiliar na instalação e uso da ferramenta. Caso as dúvidas persistam, a Divisão de Tecnologia da Informação disponibiliza o canal de atendimento: suporte.capital@tjam.jus.br.